A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde como uma condição de saúde precária na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. Segundo a própria OMS, a anemia é resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais ao organismo.
Quando a alimentação tem deficiência de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, o indivíduo pode vir a sofrer de anemia. Porém, a anemia mais comum é a chamada Anemia Ferropriva, doença causada por carência de Ferro no organismo. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Os sintomas da anemia nem sempre são específicos, mas é comum verificar a ocorrência de cansaço, fadiga, falta de apetite, palidez da pele e mucosas, apatia e falta de motivação para estudar ou ate mesmo, para trabalhar. Sinais como esses devem ser investigados como potencias indicadores de anemia.
Tratamentos nutricionais no combate a anemia
O tratamento das anemias deve ser inicialmente dirigido à eliminação da causa básica. Se o problema persistir, cabe ao médico escolher entre possibilidade de reposição de sangue ou ferro, ao corpo.
Quando não há comprometimentos hemodinâmico ou sintomático acentuados, deve-se corrigir a anemia através da reposição das reservas de ferro. Isso pode ser feito mais rapidamente com o uso farmacológico de compostos de ferro ou através da alimentação, que é uma forte aliada no tratamento da anemia.
No cardápio nutricional de combate a essa condição, os alimentos de origem vegetal destacam-se como fonte de ferro. Aí se incluem os vegetais folhosos, em tom verde-escuro, tais como o agrião, a couve, o cheiro-verde, a taioba, com exceção do espinafre; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); os grãos integrais ou enriquecidos; as nozes e as castanhas, o melado de cana, a rapadura e o açúcar mascavo.
Existem hoje no mercado, alimentos enriquecidos com ferro, tais como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, leite e outros mais. A vitamina C, presente em frutas cítricas e os alimentos ricos em proteínas, aumentam a chance de absorção do ferro no organismo.