Desintoxicando o fígado com temperos funcionais
Os alimentos funcionais têm substancias denominadas de fitoquimicos, que são compostos químicos, presentes em alguns vegetais, que além de serem antioxidantes, auxiliam na manutenção da saúde e das funções corporais harmônicas.
Alho
O princípio de ação do alho se deve à alicina e aliina. A alicina originada à partir da alinase, possui notáveis propriedades bacteriostáticas e bactericidas sobre inúmeras bactérias, destruindo os grupos tiólicos, essenciais à proliferação bacteriana. Reduz os níveis de colesterol através do óxido dialildissulfeto.
Ação fitoterápica: expectorante, anti-séptico pulmonar, analgésico, antiinflamatório, antibacteriano, tônico, hipotensor, vermífugo, hipoglicemiante, febrífugo, antiplaquetário, antioxidante, hipocolesterolemiante. antioxidante, desintoxicante, anti-anemia, antireumatica, antidepressiva e hepatoprotetora.
Curcumia
Rica em flavonóides e curcumina. Previne a formação ou ativação da carcinogênese pela inibição do CYP450 e de lipoxigenases e pelo aumento da glutationa transferase. Seu uso tem sido sugerido em DCV: inibe a agregação plaquetária e a resposta inflamatória, ê LDL, éHDL, inibe a oxidação do LDL.
As atividades antiinflamatórias da curcumina envolvem uma grande lista de doenças potenciais que podem ser beneficiadas pelo seu uso, incluindo esteatose hepática e gastrite, entre outras. É a substância mais potente no processo “scavenger” de radicais livres.
Pimenta vermelha
A capsaicina, fitoquímico que confere o gosto picante à pimenta vermelha, é o principal responsável pelas propriedades funcionais deste tempero. Essa substância é responsável pelos três efeitos farmacológicos do alho: antiinflamatório, antioxidante e liberador de endorfinas.
Cebola
Rica em quercetina, reduz a formação de espécies oxidativas no fígado, no caso de cirroses e hepatites; aumenta os níveis de glutationa no fígado que está lesado; reduz as alterações enzimáticas decorrentes dessas lesões e previne a redução da concentração do CYP 450, modificando a expressão de diversas de suas isoenzimas, aumentando algumas e inibindo outras.
Dicas :
Devemos investir em temperos desintoxicantes, substituindo os temperos prontos, ricos em sódio, que podem prejudicar o funcionamento do fígado e do rim.
Com todos estes cuidados, o fígado vai por executar sua função adequadamente!
Sugestão de Receita:
Tempero Funcional desintoxicante
INGREDIENTES:
- 1/3 xícara (chá) de sal rosa
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- 1 pimenta vermelha picada
- 1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, cebolinha, curcumia, orégano)
COMO FAZER
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo.
Despeje em um pote com tampa e utilize em até 2 meses.