O Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril. E para falar sobre o trabalho desse profissional indispensável no fortalecimento e na defesa da sociedade, a convidada é a jornalista Rosana Poli. É o relato de quem vive intensamente os desafios da profissão.
“Jornalismo para mim é uma dádiva. Tem a ver com dom sim, mas o diploma é extremamente importante em termos de técnicas : redacional, de estrutura de texto e percepção de relevância do fato.
Isso a universidade nos passa, mas a criatividade, a iniciativa e a prática nos transmitem a verdadeira essência do jornalismo.
O ¨trabalhar¨ com histórias da vida real requer verdade, ética, busca e investigação para poder divulgar a notícia.
Há 20 anos, quando escolhi essa profissão e ingressei na faculdade, sabia da paixão e da entrega que o jornalismo exige a cada dia e a prática em uma redação, me mostrou que estava certa na escolha.
Trabalha-se muito! Não temos dias especiais, como feriados e finais de semana. Nos dividimos entre plantões e família. Mas vale a pena fazer aquilo que gostamos, seja num dia de sol, neblina ou chuva…
Enfim, Jornalismo é isso. É ser pauteiro, repórter, editor. É fazer e viver a notícia. Para mim, uma realização pessoal, de vida ! Aproveito também para homenagear neste texto todos os jornalistas, estagiários de jornalismo e estudantes das universidades que compartilham o prazer da busca e da divulgação da notícia.”