Eu me emociono com iniciativas que valorizam o ser humano. E fico super feliz quando essas ações se utilizam da moda para reforçar a autoestima e derrubar barreiras. Por isso, estou apoiando e quero compartilhar com vocês o Projeto Inventamoda. Olha só que iniciativa mais linda !!
A moda inclusiva vem ganhando, cada dia mais, visibilidade no mercado. O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse contingente ultrapassa 9,3 milhões.
Com o intuito de contribuir com essa causa o projeto INVENTAMODA propõe soluções adequadas do vestir para esse público, através da customização de peças prontas com a readequação ao corpo e necessidade de cada um, unindo moda, tendência, design, ergonomia e criatividade em cada peça construída.
Além de sensibilizar sobre a importância dos aspectos do autocuidado, autoestima e vestuário, o projeto tem como missão chamar a atenção de todos os setores da sociedade para a responsabilidade social e principalmente, pelos conceitos de acessibilidade.
Em parceria com a ONG Sorri, o protejo possibilita conceber o encontro e conhecimento de discentes com a realidade e necessidade de portadores de deficiência, gerando uma socialização dos grupos através da realização da prática da criação, produção, confecção e customização de peças de roupa.
A exposição Jardim de Sorrisos foi inspirada nos jardins primaveris representado nos looks através de cores vivas e aplicações de diversas texturas com aplicação de papéis de revistas antigas de moda. A criação da coleção foi orientada pela coordenadora do projeto a Professora Karla Alves e foram criados e desenvolvidos pelos alunos do curso de Moda da USC e finalizados com pinturas e aplicações pelos usuários da Sorri. A exposição tem como objetivo celebrar a beleza da diversificação e vai até 13 de setembro no Bauru Shopping.