Convidei Tamylin Silva jornalista, social media e Mayra Ferraz, designer e produtora de moda que comandam a agencia BD Pro para falar sobre as recentes mudanças no Instagram.
Esse ano, no primeiro semestre, o Instagram comunicou que iria lançar um teste inicialmente no Canadá de retirar o número de seguidores das publicações. A ideia defendida pela empresa é de que o propósito de tudo isso seria uma rede menos tóxica e competitiva e automaticamente mais saudável, visando a saúde mental dos usuários. Nesta quarta-feira (17), a implementação chegou ao Brasil e alguns usuários já puderam encontrar a mudança em seus feeds.
O que essa mudança implica na vida de quem trabalha ou divulga o trabalho por essa rede social: basicamente como todo mercado tem suas mudanças de comportamento, aqui nesse meio não é diferente. O fato é que quanto mais profissionalizar o trabalho, mais fácil de se adaptar as mudanças. Ou seja, estratégia e planejamento são as duas principais ferramentas para começar.
Analisar as outras métricas que o Instagram entrega é uma boa também. O próprio número de likes ainda é visível para o proprietário da conta, então continua sendo uma métrica para entregar para um cliente ou para mensurar os resultados.
O segredo é focar em conteúdos bons, relevantes e inspiradores que gere saves, compartilhamentos nos stories, marcação de amigos etc. Dessa forma é possível criar um ciclo de engajamento que se transforme em influência na vida real e isso vai melhorar a visibilidade de marcas, experiência de usuários e até mesmo conversão.
A minha dica pessoal é pegar esses limões e fazer uma limonada. Ambiente de trabalho e mercado estão em constante movimento. Foque nisso e não veja o Instagram como sua ÚNICA ferramenta de trabalho. Expanda!
Esse ano Tamylin e Mayara lançaram o projeto BD Pro com o objetivo de informar e educar os criadores de conteúdo e empresários a usarem a rede social a favor de suas marcas pessoais e empresas. Além disso, fornecemos serviços de Marketing Digital criativo e personalizado para diversos formatos de mídias e clientes.
Quem quiser conhecer basta acessar o Instagram @bdpro_