Não são todas as pessoas que tem o privilégio de poderem escolher qual horário querem treinar. Acabamos ficamos à mercê dos nossos trabalhos e estudos e só nos resta encaixar um horário para nos exercitarmos. O que poucas pessoas sabem é que o horário pode influenciar no seu rendimento e também na sua alimentação tendo que se adequar a esse momento.
Quando treinamos de manhã temos a vantagem de acelerarmos nosso metabolismo logo cedo e temos mais disposição e energia para cumprirmos nossos afazeres diários. No entanto, temos a desvantagem de termos ingerido apenas uma refeição, o que pode atrapalhar nosso rendimento. Para driblar esse problema, é necessário que caprichemos na última refeição do dia anterior para podermos ter energia para treinar. Geralmente, a última refeição de pessoas comuns é composta por proteínas e gorduras já que como descansaremos não é necessário ingerirmos carboidratos para termos energia. Porém, para quem treina de manhã é extremamente importante que seja adicionado o carboidrato para que quando ela acorde na manhã seguinte, tenha estoque de glicogênio para treinar.
Quando treinamos a tarde, estudos mostram que temos mais força graças ao equilíbrio entre os hormônios insulina e glucagon e também porque a temperatura do nosso corpo está mais alta. Isso é uma vantagem para treinos de força como musculação e cross fit, porém, tem a desvantagem de prejudicar no rendimento de treinos mais aeróbicos como corridas e caminhadas graças ao calor e a baixa umidade.
Já para quem treina a noite, as vantagens são as mesmas que as pessoas que treinam a tarde, a força é maior o que ajuda no processo de catabolismo no treino. Porém, as desvantagens podem ser a insônia já que o exercício físico faz o corpo liberar um hormônio chamado de Endorfina (hormônio da euforia) o que pode fazer a pessoa demorar um pouco mais para dormir. Isso não acontece com todos, porém se você quer assegurar que isso não acontecerá com você, treine cerca de 3 horas antes do seu horário de dormir. E também o mal planejamento da refeição pós-treino o que pode fazer com que a pessoa não aproveite a “janela de oportunidade” e vá dormir sem que seus músculos estejam bem nutridos. Por isso, se você treina tarde da noite faça uso da suplementação (Whey Protein + Waxy Maise) e uma fruta ou então, faça uma refeição de carne com salada, espere um pouco mais de 1 hora (para que não atrapalhe a digestão) e vá dormir.
É claro que se você não tem como escolher seu horário de treino, o que realmente fará a diferença na sua saúde, no seu corpo e no seu bem-estar será a sua dedicação ao treino e a alimentação. Coloque amor em tudo o que for fazer e tudo dará certo.
ISABELA LAZZARINI LOPES