A resposta é simples : para sua empresa estar ao lado dos seus clientes justamente quando eles estão assustados e precisando de uma palavra de esperança !!
Não se trata apenas de fazer propaganda para vender seus produtos e serviços mas também de levar informações confiáveis e que contribuam para um ambiente de mais serenidade.
Pense em fazer propaganda para espalhar o bem, nem tudo deve girar em torno do dinheiro. Por exemplo : uma concessionária de veículos (segmento que atualmente está com as portas fechadas) poderia falar sobre como se proteger do coronavírus. Um shopping (outro segmento que não está em funcionamento) poderia desenvolver uma campanha sobre a importância de manter a calma e a esperança durante a pandemia. Uma padaria de bairro poderia divulgar receitas caseiras para esses dias de quarentena. Anunciantes de todos os tamanhos podem usar a propaganda para reforçar conceitos como ‘fique em casa’ ou ‘isso vai passar’ ou ‘você é forte e vai superar’ ou ‘aproveite a quarentena para ler mais’; temas não faltam para inspirar a paz e criar vínculos permanentes com pessoas que podem futuramente tornarem-se clientes.
Entenda : anunciar o bem é prova de empatia e empatia é o que todos nós queremos.
Uma pesquisa realizada em março pelo Kantar com mais de 500 brasileiros com idade acima de 18 anos, mostrou que mais de 25% dos entrevistados esperam que ‘os anunciantes sirvam de exemplo e guiem a mudança’. E mais de 70% afirmam esperar que as empresas ‘sejam realistas e ajudem os consumidores no dia a dia’, ‘demonstrem que a crise pode ser derrotada’, ‘usem seu conteúdo para explicar e informar’, ‘reduzam a ansiedade e entendam as necessidades dos consumidores’ e ‘que sejam otimistas’.
Em outras palavras : seus clientes esperam que sua empresa se comunique com elas durante essa crise levando apoio, orientação e otimismo. Nada mais humano, nada mais necessário agora.
Mesmo anunciantes de segmentos considerados essenciais estão buscando um equilíbrio entre anunciar para vender e para criar conexão com as pessoas.
Para muitas empresas pode ser inviável qualquer investimento em comunicação agora, então que se utilize e-mails, mensagens, ligações e as redes sociais.
Anunciar em veículos reconhecidos pela credibilidade aumenta o poder de conexão entre anunciantes e seus públicos, fortalecendo vínculos em grande escala, longe do sensacionalismo e das fake news.
Seja qual for o tamanho e o poder de investimento de sua empresa, anuncie.
Empresas que se calam nem percebem que estão abandonando seus clientes. Isso custará caro quando essa crise passar.
Texto – Rogério Franco
Publicitário/ Jornalista/Radialista