Que as mulheres ocupam a cada dia grandes cargos no mercado de trabalho, todos já devem saber, mas o que me chamou a atenção para escrever a vocês é que algumas empresas que destinavam seus produtos para o público masculino, hoje abrem os olhos para o feminino também. Apesar de ainda existir desigualdade nesse aspecto, pois os salários e carteiras assinadas femininos ainda não são superiores ao masculino.
As diferenças são “gritantes” apesar da luta da mulher pela igualdade. Então você se pergunta: Porque o título deste post?! E eu respondo: Calma iremos chegar lá!
O que me chamou atenção foi o fato de acharem o cúmulo mulher gostar de Uísque e por ser apaixonada por degustar tal bebida resolvi pesquisar e escrever este post. Assim como a mulher vem ganhando o mercado as empresas de Uísque que antes era totalmente voltada ao mercado masculino hoje começa a produzir e desenvolver drinks com a bebida para atrair o público feminino.
Existe também algumas pesquisas que mostraram os 12 melhores Uísques para mulheres… adorei… porém, acho que como dizem gosto é gosto e talvez o seu não estará na lista.
1. Aberlour: O Aberlour é um uísque de malte escocês que foi destilado em 1994 e engarrafado após 12 anos de envelhecimento a 46%. É um uísque com 61,9% de volume de álcool que demonstra uma enorme qualidade e robustez. Trata-se de um exemplar fabuloso desta grande destilaria estilo bourbon. Cada garrafa apresenta o custo médio de 109 euros / 261 reais.
2. Allt um Bhainne, Carn Mor: O Allt um Bhainne, Carn Mor é um malte escocês que foi destilado em 1992 e engarrafado em 2010. Trata-se de um dos melhores Allt um Bhainnes que foi produzido desde sempre e isso deve-se à delicadeza dos seus sabores principais. Ele foi amadurecido em casca de carvalho e oferece um sabor cremoso a baunilha. Trata-se de um uísque com maturação bourbon de 61,9% de volume de álcool que apresenta um custo médio de 90 euros /216 reais.
3. Arran: O Arran é um malte escocês de 12 anos de idade que foi destilado em 1997. Trata-se de um uísque de cevada exclusivo que se destaca pela sua maciez e sabor frutado. Ele é conhecido como água de rosas alcoólica e isso deve-se à simplicidade e suavidade dos seus sabores principais. É um uísque com 46% de volume de álcool e custa a modica quantia de 50 euros / 120 reais.
4. Balvenie, Port Wood: O Balvenie, Port Wood é um malte escocês de 21 anos de idade que foi amadurecido em cascos de carvalho tradicionais. Trata-se de um scotch com sabores e aromas extraordinários e é um dos favoritos da maioria das apreciadoras femininas. Apresenta um cheiro inconfundível a madeira fumada e a flores e tem um acabamento extremamente seco e de longa duração. Este uísque pode ser adquirido por 115 euros / 276 reais.
5. Bowmore: A destilaria Bowmore é uma das destilarias principais e mais antigas da Escócia e encontra-se na ilha de Islay. O seu uísque é considerado o mais equilibrado de todos os maltes e isso deve-se aos seus sabores ricos e complexos. O Bowmore de 12 anos de idade é um dos mais apreciados pelas mulheres pela sua agradável doçura e suavidade. Ele foi destilado em 1998 e engarrafado em 2011 e tem o custo de 85 euros / 205 reais.
6. Braes de Glenlivet, 1975: O Braes de Glenlivet é um malte escocês com mais de 30 anos de idade. Apresenta um paladar apimentado e um acabamento longo e frutado, com um pouco de fumaça no final. Trata-se de um dos uísques prediletos da comunidade feminina, tem 43% de volume de álcool e custa 97 euros / 230 reais.
7. Bruichladdich: O Bruichladdich é um malte escocês de 21 anos de idade que foi envelhecido em barris de carvalho. Trata-se de um uísque que apresenta um aroma muito quente e perfumado e tem 46% de volume de álcool. Cada garrafa pode ser adquirida por 105 euros / 250 reais.
8. Bunnahabhain: O Bunnahabhain é um malte escocês com 14 anos de idade que é produzido na ilha de Islay. Apresenta um aroma a caramelo ligeiramente doce e tem um acabamento suave e prolongado. É um uísque com 58% de volume de álcool e cada garrafa tem o preço de 70 euros / 170 reais.
9. Glenallachie, 1973: O Glenallachie é um uísque velho que foi destilado em 1973 e engarrafado em 2010. Trata-se de um bourbon com história, pois os seus sabores principais mantêm-se inalterados com o tempo. Este uísque tem mais de 30 anos de idade e custa aproximadamente 160 euros / 385 reais.
10. Caol Ila, 1979: O Caol Ila é um bourbon escocês que dispensa apresentações, pois o seu cheiro, paladar e acabamento são apreciados em todo o mundo. Um dos mais apreciados pelas mulheres é o Caol Ila de 1979. Trata-se de um uísque de malte único que revela sabores complexos e extraordinários e tem 59,5% de volume de álcool. Ele foi engarrafado em 2010 e cada garrafa tem o custo de 140 euros / 335 reais. É, sem dúvida, o bourbon ideal para as mulheres que gostam de saborear um bom copo de uísque.
11. Glenlivet: O Glenlivet é um uísque velho escocês com mais de 40 anos de idade. Trata-se de um uíque muito raro e saboroso, que foi engarrafado por Gordon e MacPhail e faz parte de uma edição limitada de 400 garrafas. Apresenta cerca de 51,0% de volume de álcool e tem o custo médio de 380 euros / 910 reais.
12. Macallan, 1965: O Macallan é um malte escocês que foi destilado em 1965 e engarrafado num único barril de xerez. Trata-se de um dos uísques mais procurados em todo o mundo e isso deve-se à qualidade da sua bebida e ao facto de fazer parte de uma edição demarcada de 484 garrafas. Este Macallan apresenta 54,1% de volume de álcool e tem o custo aproximado de 1.490 euros / 3.570 reais.
Gostaria também de falar a vocês sobre Jean Ponce que já foi eleito o melhor bartender do Brasil duas vezes pela revista Prazeres da Mesa e agora tornou-se embaixador do premiado rótulo norte-americano Woodford Reserve. Recém-trazida ao País pela proprietária de marcas como Jack Daniel´s, Finlândia e Santa Dose, a garrafa de Woodford Reserve com 750 ml custa R$ 199 e é produzida artesanalmente na destilaria mais antiga dos Estados Unidos, com mais de 200 anos.
Separei para vocês mulheres que nunca experimentaram Uísque três receitas de drinks do renomado bartender que ficou encantado com a caipirinha Brasileira e promete utilizar mais ingredientes brasileiros em seus drinks. Ele indica seu Uísque é claro, mas você pode utilizar outros para provar.
.60 ml de uísque bourbon (Jean Ponce recomenda Woodford Reserve)
.7 folhas de hortelã
.5 g de açúcar
.Água soda a gosto
Em um copo baixo de uísque, macere o hortelã com o açúcar e o bourbon até que o açúcar se dissolva. Coloque um pouco de água tônica (quanto mais soda, mais fraco o drinque). Encha o copo com gelo e decore com um raminho de hortelã.
.30 ml de uísque bourbon (Jean Ponce recomenda Woodford Reserve)
.30 ml de vermute tinto
.30 ml de Campari
.1 fatia de laranja
.7 cubos de gelo
Coloque sete cubos de gelo em um copo grande para mexer, adicione Campari, vermute e por último a dose de bourbon. Mexa até resfriar e coe o líquido para um copo baixo, já com um cubo de gelo e uma fatia de laranja dentro. Utilize a fatia de laranja Bahia para decorar a borda.
.60 ml de uísque bourbon (Jean Ponce recomenda Woodford Reserve)
.20 ml de limão
.10 ml de xarope de açúcar
.5 g de clara em pó
.1 cereja
.gelo
Coloque todos os ingredientes dentro da coqueteleira e bata com pedras de gelo. Faça a dupla coagem para um copo ‘on the rocks’ (já com gelo dentro).
Espero que apreciem mais o Uísque com um paladar aguçado e com moderação é claro!!!