Ontem foi um dia muito especial para minha família pois o meu tio Paulo Sérgio Simonetti lançou o livro “Joanin” que retrata a história do meu bisavô João Simonetti, pioneiro no rádio e na televisão na América Latina. O evento aconteceu no Espaço Cultural Leônidas Simonetti na sede da 94 FM. Foi um dia de recordações, de reencontrar amigos de longa data da família e de lembrar das histórias de vida do meu amado e saudoso pai, Silvio Simonetti.
O livro “Joanin” fala da vida do pioneiro do rádio e televisão no interior da América Latina. É uma obra biográfica. Abrange a historiografia de um autêntico pioneiro.
João Simonetti, o imigrante, o marceneiro, o empresário, o político, o amigo de Getúlio Vargas, um homem sempre à frente do seu tempo.
A pesquisa abrange os anos 30, 40, 50 e 60, passando pelos seus mais diversos empreendimentos na cidade de Bauru. Como seu neto, o autor teve o privilégio de poder contar detalhes de sua vida, pela natural convivência e proximidade com o personagem.
Suas realizações são descritas ao longo dos capítulos do livro, passando pelo rádio, TV, teatro, cinema falado e muitas outras, ilustradas por dezenas de fotos históricas. Também matérias jornalísticas autênticas, da época, resgatam e ajudam a ilustrar sua obra.
JOANIN
A terceira obra literária de Paulo Sérgio Simonetti não é apenas a justa biografia de João Simonetti. É também uma reconciliação do jovem Paulo com o Vô João, durante uma emocionante narrativa.
De peito aberto, o autor expõe sem melindres a trajetória do pioneiro que, primeiro com a inesquecível PRG-8 – Bauru Rádio Clube, depois com a primeira televisão do interior do Brasil, movimentou o cenário cultural de Bauru entre os anos 1930 e 1960; descreve os hábitos do político que recebia Getúlio Vargas em sua casa; e escancara a intimidade do chefe de uma família com o quente sangue italiano nas veias. O resultado deste saboroso relato é uma enorme contribuição à memória da comunicação brasileira.
Paulo Sérgio Simonetti é bauruense, jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Além de professor aposentado da UNESP, construiu sua carreira no rádio a partir da emissora de João Simonetti, a PRG-8 – Bauru Rádio Clube. Atuou também na TV Bauru Canal 2, mas sua paixão sempre foi a latinha. Passou pela produção artística, tornou-se um dos maiores locutores esportivos do interior e, seguindo os passos do avô, assumiu também a gestão das emissoras que vieram a seguir — Auriverde e 94FM, esta, onde é sócio-diretor, prestes a completar 40 anos de sucesso. Paulo ancora diariamente o jornalístico Informasom e assina a coluna esportiva no site da emissora. “JOANIN” é seu terceiro livro.
Em 2013, lançou “O Noroeste na Era Damião”, que reúne crônicas da controversa e gloriosa passagem do empresário Damião Garcia pelo clube bauruense. Em 2014, foi mais ousado: “Noroeste: 104 anos de um teimoso” conta a história do Norusca, com a intimidade de quem perdeu as contas de quantas glórias e tropeços testemunhou por décadas.”
O livro ‘Joanin’ já está a venda nas lojas Jalovi e Empório Cultural.