A consultora de moda Gloria Khalil deu várias dicas no seu site de como usar os diversos modelos de bota.
CANO CURTO COM SALTO
Este modelo fica melhor em quem tem pernas mais finas. Elas podem ser usadas com saias, calças justas ou calças curtas para as mais altas.
CANO CURTO SEM SALTO
O modelo é superesportivo. “As mulheres mais clássicas usam com calças compridas. Já as modernas preferem usar com calças, saias, vestidos e até shortinhos”, comenta Gloria
CANO LONGO SEM SALTO
Inspirado nas botas de montaria, seu uso é elegante, mas sempre mais esportivo. Combina com calças (skinny ou legging) e todos os comprimentos de saias
CANO LONGO COM SALTO
Para usar com saia curta, principalmente sem meia-calça, lembre-se que o look fica mais chamativo. Com calças skinny ou legging, é um jeito tradicional.
CANO MÉDIO
Este tamanho de cano normalmente fica na parte mais grossa da batata da perna, o que aumenta ainda mais a proporção. Prefira usar com calças e meia-calça no mesmo tom da bota. Altas ou com pernas longas podem usar com sais na altura dos joelhos. Os modelos com salto, para baixinhas ou mulheres de pernas grossas, funcionam com saias desde que o comprimento cubra o cano da bota.
ANKLE BOOT
“A novidade é que agora esta bota está sendo usado sem a tradicional meia-calça preta, que ajuda a alongar as pernas”, comenta Gloria Kalil. O modelo, que acaba no tornozelo, funciona melhor para quem tem pernas finas.
COTURNOS
As mais jovens podem optar por roupas com pegada grunge. Ele também funciona para quebrar o romantismo de vestidos florais e fluidos (como na foto à esquerda).
COM FRANJAS
Este modelo dá volume para a perna e é mais informal. “Use por cima de jeans justos, leggings e saias, mas esqueça as situações formais”, ressalta Gloria
FRANZIDAS
Os modelos com volume dão equilíbrio aos quadris pesados. “Sapatos delicados sempre fazem a silhueta parecer maior”, comenta Gloria.
GALOCHAS
O material emborrachado deixa as botas esportivas e apropriadas somente para ambientes informais. Elas são ideais para proteger os pés em dia de chuva – ou para festivais de música cheios de lama.
Fonte – chic.uol.com.br