Sabemos que uma alimentação balanceada é essencial para a nossa saúde e que várias condições orgânicas podem ser influenciadas por fatores alimentares. Os alimentos podem ter um importante papel no desenvolvimento e saúde do nosso cérebro.
Existe nos alimentos componentes que ajudam a produzir os neurotransmissores, com as mais diversas funções. Uma dieta saudável vai suprir as necessidades específicas do cérebro e poder ajudar neurônios a alcançarem um equilíbrio químico adequado.
Para que o cérebro execute bem suas tarefas ele depende do bom funcionamento do trato gastrointestinal e do fígado e alguns alimentos são ótimos nesse sentido.
Vamos conhecer alguns deles? Os peixes e os azeites, que são ricos em ômega 3, regulam a energia do cérebro. Morangos e maçã são ricos em fisetina que favorece o amadurecimento das células nervosas e ainda são oxidantes.
As frutas vermelhas em geral melhoram o desempenho cognitivo e a memória; a gema do ovo contém colina, que participa da formação de novos neurônios e propicia a reparação de células cerebrais, o que é essencial para a memória e o aprendizado.
Castanha do Pará, nozes e amêndoas são alimentos ricos em vitaminas E e selênio, que reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, melhorando o sistema imune e protegendo o órgão contra o envelhecimento celular.
O nome pode parecer estranho, mas o silício orgânico pode ser uma solução no que diz respeito à beleza. Esse elemento é um dos doze principais da composição dos organismos vivos e mesmo em quantidades ínfimas, desempenha um papel biológico importante, essencial à vida. Recentemente descobertas, as moléculas de silício orgânico demonstraram que eram perfeitamente assimiláveis e desprovidas de toxicidade. Elas estão presentes em alimentos de origem vegetal, como aveia, milho, cevada, arroz e trigo. Os cogumelos também são ricos em silício e a cavalinha representa a melhor fonte de derivados solúveis do silício. Sua ação é de ordem física, favorece a respiração celular, e pode fazer uma verdadeira limpeza no organismo. O silício age como protetor para as macromoléculas, como a elastina, o colágeno e os proteoglicanos. Uma novidade é que estudos soviéticos têm mostrado que uma terapia à base de silício é eficaz na regressão da queda dos cabelos e favorece um novo crescimento. Desta forma, esse nutriente vem ganhando espaço como um promovedor da beleza dos cabelos. Então, abuse dos alimentos que podem deixar você ainda mais linda !!