Celulite!? Ninguém quer!!
Mas a nutrição tem boas notícias!!
A exata etiologia da celulite ainda é desconhecida mas, já se sabe que fatores genéticos, emocionais, metabólicos, hormonais, além da idade, sexo, hipertensão arterial, obesidade e hábitos como fumo, sedentarismo, roupas apertadas e má alimentação, podem influenciar aparecimento da celulite. Sugere-se também que haja influência de estrogênio e um acúmulo de líquido que acarretam o quadro de edema no tecido conjuntivo e o acúmulo de proteoglicanos na matriz extracelular, podendo levar ao desenvolvimento das celulites.
A nutrição entra como uma forte aliada no combate e melhora do aspecto da celulite, com nutrientes específicos que auxiliam na modulação do processo inflamatório e que melhoram a circulação sanguínea. Extratos botânicos como cafeína, ginkgo biloba, castanha da índia, centelha asiática, uvas vermelhas, mamão e abacaxi apresentam significante melhora no aspecto das celulites. Dieta desintoxicante, dieta hipossódica, dieta de baixo índice glicêmico (IG) e baixa carga glicêmica (CG), dieta anti-inflamatória e dieta alcalina são as mais recomendadas para a redução do problema, mas sempre respeitando a individualidade de cada um, por isso, sempre que necessário, procure a ajuda de um nutricionista.
O uso de formulações com ativos que participam da produção do colágeno e elastina, bem como na formação da matriz dérmica, também contribui para a melhora da circulação tornando-se também um grande amigo no combate a celulite. E por fim, além de um cardápio anti celulite, é importante também praticar atividades físicas que ajudam a controlar o peso e consequentemente o aparecimento dos terríveis furinhos.