Desde que Coco Chanel usou um colete na década de 1920 ele nunca mais saiu de cena. Apesar de uma vida tão longa ainda tem gente que fica em dúvida na hora de usar a peça. Eu percebo essa insegurança nas perguntas que chegam através das redes sociais e nos meus atendimentos como personal stylist. As mulheres veêm o colete nos editoriais de moda e nas vitrines das lojas e querem informações sobre como adequar a peça ao seu estilo e biotipo. É prá isso que eu estou aqui ! Então vamos às dúvidas mais frequentes.
- Gordinhas podem usar um colete ? Claro que sim ! E uma dica que minhas amigas mais voluptuosas aprovam é o colete com listras verticais que alongam a silhueta, efeito que também é conseguido nas peças mais longas e com a barra assimétrica com uma ou as duas pontas da frente com bicos mais longos.
- O colete desvaloriza as curvas do corpo feminino ? Não !! Basta escolher um modelo que tenha cintura desenhada e corte rente ao corpo.
- Mulheres com busto grande podem usar colete ? Sim !! Os modelos que fazem a curva da cintura deixam a silhueta sequinha e não dão volume. Os de alfaiataria sem mangas são super indicados para esse tipo físico.
- As baixinhas podem usar sem medo ? Sim !! E a dica são os coletes mais curtos, na altura dos ossinhos da bacia, que alongam a silhueta.
O colete é o que chamamos de terceira peça, perfeito para fazer uma sobreposição. Ele é versátil podendo ser usado no verão e no inverno. É melhor usar um colete escuro sobre uma peça mais clara, lisa ou com detalhes delicados. E como falei acima, existem modelos adequados para todos os tipos físicos, basta se lembrar das dicas para agregar ao seus look essa peça tão versátil.