Quando se fala em emagrecer, a primeira ideia que surge é cortar o pão francês, mas para muitas pessoas, isso é uma dificuldade enorme, já que o pãozinho é um saboroso costume do dia a dia. Além de ser o queridinho do café da manhã, o pão é também uma fonte de carboidrato, um importante elemento que nos traz a energia para a correria diária.
Mas, afinal de contas, o que torna o pãozinho um vilão? A resposta está no consumo em excesso e nos variados e possíveis recheios. O que fazer, então? A solução está em substituir o pão por uma ótima opção, a tapioca, ou ainda a mais incrementada “crepioca”.
Você já ouviu falar na crepioca? Um crepe de tapioca delicioso e um pouquinho mais úmido que a massa original, com muitas possibilidades de recheios saudáveis também.
Para começar, é bom saber que a tapioca é deliciosa e mais saudável que o pão por ser livre de glúten e por não possuir a gliadina, uma proteína que colabora para o aumento da inflamação e aumento da gordura abdominal.
Feita com a fécula extraída da mandioca (também chamada de goma de tapioca), a tapioca é rica em vitamina do complexo B, cálcio e ferro e possui um baixo teor de sódio. Por tem um sabor neutro e crocante, o sabor dá uma sensação agradável de pão, podendo substituí-lo ao longo das refeições, com diversos tipos de recheios.
A tapioca pode ser encontrada nos mercados já hidratada, bastando apenas ser aquecida e adicionar o recheio. Uma dica boa é peneirar as colheradas do pó seco na frigideira meio aquecida, pois assim a massa acaba ficando mais fina e delicada.
Essa é mais uma opção para quem deseja perder sem perder o prazer do pão, já que essa massa ajuda a promover a saciedade e também a aumentar o ganho de massa magra, exatamente por ter mais proteínas do que a tradicional tapioca.
Agora para você que deixou o pãozinho de lado, adotou a tapioca e mesmo assim não esta com seu paladar satisfeito, a novidade é a crepioca!
O seu preparo pode ser feito de duas maneiras, adicionando ovos ou leite. Quando adicionado ovos, a crepioca ganha mais proteínas graças aos benefícios da clara e quando feita com leite, ela tem seu valor nutricional enriquecido pelo cálcio.
O preparo é simples, basta juntar algumas colheres de tapioca com um ovo ou um copo de leite, mexendo para formar uma espécie de massa de panqueca ou crepe. Depois, é só colocar na frigideira e esperar dourar e endurecer. Na frigideira mesmo, a crepioca pode ser recheada e depois fechadinha com a colher para ganhar a forma de crepe. A opção do recheio vai de acordo com o gosto e a necessidade de cada pessoa. Quando o foco é manter uma dieta saudável, o melhor é usar frango desfiado, peito de peru, queijo branco ou cottage e atum ralado. Na versão doce ela também não perde o foco, podendo ser preparada com bananas e canela, uma opção deliciosa que além de ser agradar o paladar vai ajudar a acelerar o metabolismo.
Vale também acrescentar no preparo da massa de crepioca toda a sua criatividade para deixa-la, além de gostosa, mais saudável. Semente de chia, pasta de amendoim, geleias são ótimas opções.
Entre na onda da tapioca e da crepioca. Você vai perceber que o pão não é tão insubstituível quanto você pensava.