Para que possamos saber escolher, antes precisamos conhecer!
Uma, de origem animal, possui gordura, lactose, água e sal; outra, de origem vegetal, feita principalmente à base de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), e outros inúmeros ingredientes, (confira no rótulo) é resultado de um processo de hidrogenação.
E então: qual escolher?
A manteiga é rica em ácidos graxos saturados, que são prejudiciais à saúde, mas a margarina, apesar de ser de origem vegetal, contém gordura trans, um tipo de gordura que reduz os níveis de HDL (colesterol bom) e aumenta os níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue.
Os dois produtos são ricos em gorduras, mas a margarina deixa mais a desejar em questão de saúde. O uso de manteiga, com moderação, pode ser associado a inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ela possui inúmeros nutrientes que protegem o coração e um deles é a vitamina A, necessária para a saúde das glândulas tiroide e adernal, importantes para manter o coração e o sistema cardiovascular em bom funcionamento. As gorduras saturadas contidas na manteiga, contem propriedades anticâncer, possuem acido linoleico conjugado, antioxidantes, vitamina E, selênio e colesterol, elemento também ligado à prevenção de tumores. O colesterol contido na gordura da manteiga promove a saúde das paredes intestinais e protegendo contra o câncer de cólon.
Devido a presença da vitamina A, a manteiga também possui um poder imunológico. As vitaminas A e D na manteiga são essenciais para uma absorção adequada do cálcio, nutriente essencial para a e dentes e ossos fortes. Além disso, ela é uma excelente fonte de iodo, em uma forma facilmente absorvível pelo organismo. O consumo de manteiga previne o bócio.
Hoje em dia, existe no mercado, inúmeros tipos de margarinas, até mesmo a modalidade sem gorduras trans. No entanto, devemos saber que, para chegar a esse resultado industrial, é necessário que aconteça um processo chamado de Inter esterificação, que nada mais é que o óleo vegetal modificado quimicamente. Estudos recentes estão tentando descobrir a ligação entre esses produtos e o aumento do riscos de diabetes.
Também no mercado está a disposição um tipo de manteiga mais saudável: a manteiga GHI ou GHEE, um tipo mais claro, concebido a partir de leite de vaca ou búfala. Apesar de chegar como novidade, essa modalidade nada mais é do que o óleo purificado da manteiga, produzido num processo em que são retiradas toda as toxinas da gordura do leite, a água, os sólidos, o sal e a lactose. Muito indicada para quem alergia a lactose e também para quem precisa fazer uso moderado do sal.
A conclusão é que essa escolha ainda é bastante discutida entre os consumidores e os nutricionistas, mas fica bem claro que o consumo de ambas deve ser bem moderado pelo fato das duas conterem gorduras. Mas entre uma e outra, a manteiga ainda se sobressai por ser um alimento que o nosso organismo reconhece e metaboliza, já as margarinas são produtos que podem sobrecarregar nosso corpo com substancias toxicas.