Conhecida como uma inflamação crônica e caraterizada por gorduras presas nos tecidos o que dificulta a renovação das células, a lipodistrifia ginóide, ou a famosa celulite, é detestada por todos, principalmente pelas mulheres que, por conta do fator hormonal, têm mais predisposição em adquirir. Além da aparência nada agradável, essa condição ainda pode vir a favorecer o aumento de peso, a flacidez e o envelhecimento precoce.
Um processo inflamatório nada mais é do que uma resposta do organismo frente às agressões físicas, químicas ou biológicas, quando o seu sistema de defesa se depara com modificações hormonais, metabólicas e celulares.
Para que o organismo funcione de maneira correta, tanto as células quanto os órgãos devem estar livres de toxinas e substancias inflamatórias, recebendo os nutrientes necessários para que possam executar suas funções, e isso também é um fator importante no aparecimento da celulite.
Podemos encontrar nos alimentos de uma dieta saudável, nutrientes que auxiliam na prevenção e no combate a essa inflamação. Os probioticos e os prebioticos são alguns deles.
Em 1995, Gibson & Roberfroid, usaram o termo prebióticos, para nomear os “ingredientes nutricionais não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro estimulando seletivamente o crescimento e a atividade de bactérias benéficas do colón melhorando assim a saúde do seu hospedeiro.”.
Os prebioticos têm como sua principal função ativar o crescimento ou estimular o metabolismo de grupos de bactérias benéficas do trato intestinal, fornecendo alimento para a flora intestinal e assim fazendo o intestino funcionar adequadamente, prevenindo a diarreia e a constipação por alterarem a microflora colônica. Os prebioticos colaboram ainda para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol e favorecendo a diminuição do colesterol e dos triglicérides totais no sangue.
Já, os probioticos auxiliam a digestão e a eliminação das toxinas, principalmente quando está associado ao consumo de fibras, promovendo o transito intestinal e não permitindo que bactérias prejudiciais ao intestino proliferem.
Então, que tal tratar a celulite com o auxílio desses dois importantes nutrientes intestinais? A ideia é incluir na dieta diária alguns prebioticos: os frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina.
Os frutoologosacarídeos (FOS) são obtidos a partir da hidrólise da inulina e estão presentes em alimentos de origem vegetal, tais como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja.
A inulina é um polímero de glicose, extraído principalmente da raiz da chicória, mas também encontrado no alho, na cebola, nos aspargos e na alcachofra.
Os alimentos considerados prebioticos contêm propriedades antinflamatórias e por isso agem de forma benéfica na prevenção e também na melhora do aspecto da pele com celulite.
Com a função tão importante de conferir equilíbrio aos líquidos corporais, o seu consumo deve ser estimulado sempre, seja em forma de suplementos, seja compondo alimentos. O ideal é buscar informações com profissionais da área de nutrição para identificar as melhores fontes e formas de seu consumo diário.
A união de bons hábitos alimentares, uma atividade física diária e vida emocional em dia, vão proporcionar uma vida saudável e ainda por cima sem o incomodo dos tão indesejados furinhos.