O arroz preto é cultivado na China há mais de 4 mil anos. Na China era considerado um produto afrodisíaco, antigamente conhecido como o “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos.
Rico em ferro, o arroz preto possui 20% a mais de proteína que a versão branca, além de possui maior quantidade de fibras. “Ele é riquíssimo em antocianinas, que melhoram a saúde do coração. Também ajuda a prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável por essas reações alérgicas. Por ser rico em proteínas, o arroz preto contribui para a regeneração além de todos esses benefícios para a saúde, a versão preta do arroz possui grande quantidade de fibra, o que proporciona sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.
O grão é escuro porque é integral e conserva a película que o envolve. A versão preta possui gosto mais exótico e marcante, é usada por diversos chefs, a cada 100g do grão encontram-se 20% a mais de proteína e oito vezes a quantidade de polifenóis em comparação com o arroz branco.
Post