A ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma poderosa ferramenta na promoção da saúde. A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada é aquela que se preocupa com quatro questões estratégicas: o que, quando, quanto e como consumir alimentos.
As necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada estão levando ao aumento excessivo de peso e ao consequente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
A alimentação saudável promove saúde e bem-estar em qualquer estágio da vida, além de atenuar o envelhecimento de maneira notável. A fase adulta é a fase da manutenção do organismo, sendo também muito importante ter consumo adequado de alimentos. Talvez essa seja a fase mais difícil, pois depende dos hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros. Apesar de tudo isso, vale a pena algum sacrifício para adaptação de novos cardápios a rotina, pois uma dieta mais saudável trará um bom funcionamento orgânico, com equilíbrio, disposição, energia e mais qualidade de vida.
Ter uma alimentação saudável significa que é preciso consumir, em quantidades adequadas todos os grupos alimentares existentes.
Frutas e vegetais servem para manter a saúde de sua pele; pão, cereais e batatas (carboidratos), oferecem energia ao seu corpo, para a realização das atividades físicas; carne branca ou vermelha e alternativas (alimentos proteicos), oferecem sustentação e resistência ao seu corpo, e inserem no organismo um dos componentes que auxiliam a formação do colágeno, mantendo assim o seu tônus muscular; alimentos que contêm gordura, sempre na medida certa, ajudam a absorver as vitamina lipossolúveis. Mas é bom evitar exageros para não acumular gordura nos tecidos adiposos.
Com essa consciência alimentar é necessário montar nossos pratos das refeições principais (como almoço e jantar) da seguinte forma: 1 hortaliça crua: verduras de folhas (como alface, rúcula, agrião), tomate etc; 1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc; 1 cereal: arroz, massa, batata etc; 1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja etc e 1 carne: ave, peixe, carne, etc.
Siga essas instruções para o resto de sua vida e tenha uma saúde invejável.
Não procure desculpas para hábitos alimentares inadequados. Valorize a sua saúde e comece, o quanto antes, a comer corretamente.
Ser bem alimentado é envelhecer bem.