Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por este assunto. Apesar de não saber andar muito bem e sempre estar na fase “iniciante”, foi no skate que conheci pessoas geniais, sinceras, humildes e muito muito “Brothers”.
Este esporte é considerado radical por seu aspecto criativo, pelo grau de dificuldade de se equilibrar e de executar manobras diferenciadas. O Skate surgiu na Califórnia em 1960 e em 65 teve seu primeiro campeonato, mas realmente ele ficou conhecido uma década depois.
Nos anos 90 fez bastante sucesso com o carioca Bob Burnquist que elaborou a última grande revolução no skate: o switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o skate passou a não ter mais “lado”, ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás.
E pra quem acha que é um esporte que não oferece nenhum tipo de benefícios ao nosso corpo, está enganado. O skate proporciona o fortalecimento do sistema respiratório e também o aeróbico tonificando os músculos. Além disso, ajudam em um reflexo rápido, para não se machucar nas várias quedas.
Já comentei algum tempo aqui sobre o “skate voador”, antigamente era uma grande ideia e hoje ela saiu do papel e já está sendo financiada de forma coletiva no Kickstarter.
A empresa Californiana Hendo Hover criou 18 protótipos até chegar à versão atual do Hendo Hoverboard. De acordo com o site ele funciona através de um magnetismo e seus quatro motores facilitam que o skate saia do chão dando assim a “levitação”.
Até o Tony Hawk um dos maiores skatistas do mundo foi até o laboratório experimentar, na verdade eu diria se divertir com o protótipo e ficou admirado com o projeto. A prancha é sensacional e a cada protótipo eles alinham, criam identidade e design adaptando luz e cor.
A doação é coletiva e a empresa resolveu que quem doar dez dólares receberá um adesivo e quem colaborar com dez mil dólares que é o valor máximo receberá dez protótipos do skate flutuante.
Coloquei para vocês conhecerem algumas fotos e um vídeo com a apresentação do projeto!