Acompanhar as Semanas de Moda pelo mundo é cada vez mais instigante e interessante. Afinal, o que se vê atualmente nas passarelas não são mais produções bizarras impossíveis de serem adotadas, e sim, roupas perfeitamente usáveis em diferentes situações do cotidiano. Como já dissemos em artigos anteriores, os estilistas estão substituindo as experiências estranhas em suas produções por uma criação real, inspirada nas ruas. A premissa de que ouvir os consumidores é essencial para o sucesso de qualquer negócio foi de certa forma desprezada pelo segmento da moda durante muito tempo, mas as coisas mudaram. Hoje, o talento dos diretores criativos das marcas é medido pelo desempenho de venda de suas criações, e não mais por conceitos de moda que nada tem à ver com a realidade de quem vai comprar e usar. Essa mudança de paradigmas resulta em coleções incríveis, com uma linguagem global que agrada instantaneamente quem gosta de moda. E o que é melhor : as referências que as grandes marcas apresentam nos mais badalados desfiles pelo mundo chegam rapidamente aos magazines, em releituras com preços acessíveis ao consumidor.
Selecionei alguns destaques apresentados na New York Fashion Week Spring Summer 2015 que aconteceu em setembro. Note que muitas produções parecem familiares porque, ou são referências que se renovam ou já estão nos editoriais de moda e até mesmo nas vitrines de lojas. De cada coleção escolhi as apostas mais adequadas ao verão brasileiro, e destaquei detalhes desses looks que apareceram em vários desfiles, e que por isso, são fortes tendências. A verdade é que as passarelas estão muito próximas das ruas e do que queremos usar, então, vamos aproveitar toda essa inspiração !!
Se você achava que a dupla preto e branco tinha se esgotado fique sabendo que ela vem muito forte para o verão e é aposta de muitas marcas. Wang abusou da alfaiataria também nas cores cinza, azul marinho e nesse tom de abóbora com detalhes em grafismo.
O estilo boho continua super em alta. O look bata, shortinho e bota baixa ou vestidinho com estampas étnicas evolui agora para tecidos refinados e transparentes e acessórios poderosos. Viu a meia soquete cheia de brilho? Anna Sui complementa a proposta com uma bota dourada de causar inveja nas amiguinhas.
Nem tudo são pernas de fora no próximo verão. Calvin Klein projeta uma mulher super elegante, com a silhueta esguia e nem por isso menos feminina, pois os decotes e as transparências garantem sensualidade na medida certa. A coleção mostrou também muito couro sintético e metalizados.
Grandes botões que viram adornos surpreendentes e bolsos enormes que parecem querer saltar da roupa são novidades apresentadas por Marc Jacobs. A coleção com tema militar abusou dos tons terrosos, que contribuem para uma imagem sofisticada. Note o estilo das sandálias baixas.
Para Oscar de La Renta, o verão também é a estação das mulheres mais discretas e sofisticadas, que sabem brilhar com um vestido preto abaixo dos joelhos. Por sinal, o que mais apareceu na NYFW foi o comprimento midi em saias e vestidos. De La Renta deu outra dica : esse é o verão do crochê.
O desfile de Ralph Lauren foi um dos mais aplaudidos em Nova York. As roupas vestem os sonhos de uma mulher urbana e sofisticada, que independente da idade tem a alma sempre jovem e sonhos à serem realizados. A alfaiataria é o destaque na coleção que foi do branco ao preto, passando pela alegria dos cítricos.
A Rodarte apresentou looks com peças de sobreposição como jaquetas e casaquetos, que ainda são raras no armário de verão das brasileiras. Mas o desfile mostrou também acessórios incríveis. As botas são de tirar o fôlego, tanto pela altura como pelo brilho. E as fivelas dos cintos lembram os ganchos que os alpinistas usam nas cordas de segurança.
Espero que esse resuminho da NYFW contribua ainda mais para a sua informação de moda. Conhecer novidades e tendências vai ajudar na hora de comprar aquela roupa que fará você sentir-se especial. Roupa não tem a ver com dinheiro ou status social, mas com amor e respeito próprio. Pense nisso.